O TECNOLOGO EM PETRÓLEO E GÁS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
EM PETRÓLEO E GÁS


Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (http://www.adufrgs.org.br/arquivos/catalogo_cursos_superiores13_0710.pdf)


O Tecnólogo em Petróleo e Gás gerencia, monitora e executa a prospecção, extração, beneficiamento ou produção, armazenagem e comercialização do petróleo e seus derivados. Em sua atuação, esse profissional aplica a legislação do setor, afere a qualidade do produto, bem como gerencia situações de emergência, com vistas ao controle de acidentes de trabalho e ambientais. O curso deve enfatizar, considerando.
A vocação regional, uma ou mais etapas do processo produtivo do petróleo e gás, dessa forma, esse tecnólogo pode atuar em jazidas, plataformas, refinarias e distribuidoras, conforme sua formação.

Carga horária mínima:
2.400 horas
Infra-estrutura recomendada:
Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado
Laboratório de controle de qualidade de petróleo e gás
Laboratório de informática com programas específicos
Laboratório de química
Laboratório didático: planta de exploração ou produção

Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás
Registrado em: Cursos, Curso Superior, Tecnólogo, Tecnologia.

O Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás foi reconhecido pela portaria 1.087/2005 do MEC. Pertence ao eixo tecnológico de Produção Industrial, na forma do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia elaborada pelo MEC.

O Curso de Tecnólogo é um curso de graduação, correspondendo ao nível superior da educação profissional. Segundo a Resolução CNE/CP nº 3 de 18/12/2002, publicada no DOU em 23/12/2002, Art. 4º, os cursos superiores de tecnologia são cursos de graduação plena.